sexta-feira, 27 de junho de 2014

[Tradução] Stana Katic para revista croata

Tradução da matéria com a Stana Katic, que encontra-se na postagem abaixo. Todos os créditos pela tradução do croata para inglês são da Tihana, via Tumblr. Apenas traduzimos do inglês para o português. Desculpem qualquer erro, a matéria era grande e algo pode ter passado despercebido.

A entrevista está bem legal e bem pessoa. Dá pra conhecer um lado da Stana que sabíamos pouco. Aproveitem.

Para ver os scans da matéria original direto da revista, clique aqui.

----------------

EXCLUSIVO: A DIVA DE HOLLYWOOD NA CETINA

A atriz nascida no Canadá, que se tornou famosa pelo seu papel de uma detetive na série "Castle", visitou primos por duas semanas em Sinj, Vrlika, Istra e Zagreb, e plantou uma árvore de rosa mosqueta na frente da casa de seu avô, no lago Peručko.

"Eu sempre amo vir à Croácia. Já que eu tenho parentes em Sinj, Vrlika, Istra e Zagreb, há três semanas eu fiz uma grande viagem e visitei todos eles", revelou Stana Katić (36), a atriz de Hollywood com raízes croatas, no início da nossa conversa no luxuoso Astir Palace Hotel, em Atenas, onde o canal "FOX", que também exibe "Castle", na Croácia, realizou uma grande festa para o final da sexta temporada.

Mesmo ela falando croata razoavelmente bem, conversamos em inglês para facilitar a compreensão. Ela mostrou seu lado humano e de sensibilidade social mesmo no início da nossa conversa, com um verdadeiro remorso pela consequência das inundações que passaram os habitantes de Posavina e região.

Mais de 12 milhões de americanos assistem Stana Katić no papel da detetive do NYPD, que resolve crimes com o escritor Rick Castle (interpretado por Nathan Fillion), a cada semana. Ela também é conhecida por seus papéis como Hane Gitelman em Heróis e Colette Stenger em 24 Horas. Ela atuou com Morgan Freeman no filme "Banquete do Amor", apareceu em um filme de James Bond como a espiã canadense Corrine Veneau. Em "O Espião Fantasma", seu parceiro era Richard Gere, e no drama "Big Sur", ela era Lenore Kandel, uma poeta famosa. Também fez parte da equipe com Scarlett Johansson, Eva Mendes e Gabriel Macht em "The Spirit: O Filme". Este ano, ganhou o prêmio People's Choice Awards, como melhor atriz dramática da TV, deixando para trás estrelas como Julianne Margulies e Mariska Hargitay. Mas, apesar de sua fama, a beldade dos olhos verdes nunca se esquece de suas raízes.

Ela frequentemente menciona em entrevistas que seu pai Petar é de Koljani, perto de Vrlika, e que sua mãe Rada é de Sinj. Seus pais se mudaram para o Canadá antes de ela nascer e se estabeleceram em Hamilton. Ela é a mais velha de cinco filhos; tem uma irmã e quatro irmãos. Quando ela tinha cinco anos, sua família se mudou para Aurora, em Illinois, uma cidade perto de Chicago, onde eram donos de uma loja de móveis. Naquele verão, ela foi para a Dalmácia com seus pais pela primeira vez. Aproveitando de um estilo leve e do campo, como uma menina americana da cidade grande, a viagem manteve-se em sua memória para sempre, assim como o bacalhau com acelga que sua mãe fez, o qual ela aprendeu a fazer no estilo da Dalmácia.

Com o convite para a Grécia e filmando o  filme "The Tourist", na Itália, a viagem deio a calhar, então ela visitou pela primeira vez seus primos em Inđija, Sérvia, e depois passou vários dias na Croácia e Montenegro.

Você vem à terra natal de seus pais muitas vezes?
Eu tento vir o tanto que posso. Eu vim no ano passado e também várias vezes antes disso.

Você se lembra da sua primeira visita a Koljani?
Sim, eu tinha 5 anos de idade. Eu vim para o campo pela primeira vez. Eu me senti como Heidi durante aquele verão, fiz amizade com as melhores pessoas do mundo, brincava o dia todo, até minha avó nos chamar para jantar. Depois disso, íamos para a cama e começávamos tudo de novo na manhã seguinte. Quando me lembro daqueles dias agora, eu não consigo parar de sorrir. As viagens para Dalmácia são os melhores momentos da minha vida. Viajamos por ela toda, conheci vários primos e experimentei a vida no campo.

O que mudou desde então?
As mudanças são vistas principalmente nas lojas. Antes as pessoas costumavam comprar em pequenas lojas e nos mercados, hoje todo mundo vai aos grandes supermercados. As pessoas continuaram as mesmas.

Os fãs a reconheceram durante a sua última visita a Croácia?
Eu não esperava que alguém me reconhecesse, então foi uma surpresa agradável, especialmente em Vrlika, quando as pessoas paravam para me perguntar sobre a série.

Você tem algum tratamento especial entre os membros de sua família?
Nada mudou desde a minha infância. Eu não sou uma estrela para meus parentes, apenas a prima Stana que eles conhecem desde pequena. Eu não peço por um tratamento especial e eles não me dariam. Todo mundo age normalmente e que a única coisa importante para todos nós é nos divertir enquanto estamos juntos.

Quão satisfeita você está com sua língua croata?
Eu falo muito bem, apenas algumas expressões me pegam. O importante é que eu entendo a todos e todos me entendem. Os problemas surgem quando falamos de temas especiais, como economia ou saúde. Aí às vezes eu tenho dificuldade de encontrar a palavra certa.

Há seis anos, quando começou a filmar "Castle",  você esperava que a série se tornasse tão popular?
Eu nunca sequer imaginei que seríamos tão assistidos, muito menos que eu estaria filmando a sétima temporada. A série mudou minha vida. Graças a ela eu viajei quase o mundo inteiro, conheci diferentes culturas e isso me mudou como pessoa. Agora eu entendo outros muito melhor e simpatizo com eles.

O que você tem de semelhante com a Detetive Kate Beckett?
Costumo brincar dizendo que nossa maior semelhança é que nós nos parecemos muito. Eu não acredito que um ator pode ser bem sucedido se ele não se entregar para o personagem, então você pode ver partes de mim na Beckett, mas eu sou muito mais feminina e eu tenho mais senso de humor. Ela é uma personagem incrível  – inteligente, compassiva e carinhoso –, mas o que eu mais gosto é que ela não é perfeita. Apesar de estar sempre tentando fazer a coisa certa, ela comete erros algumas vezes, o que é um verdadeiro alívio. Eu adoro quando os heróis não são perfeitos. Ela aprende e se desenvolve através desses erros, e isso é outra semelhança entre nós.

Você é tão boa quanto ela quando luta?
Não sou ruim. Mesmo antes de "Castle", eu praticava karatê, então eu sei como chutar bem quando necessário. Mas eu adoro quando eu posso expressar a minha personagem através da dança, o que não é problema para mim, já que pratiquei balé por anos.

Os homens têm medo de você por causa do seu papel de uma mulher policial durona?
 Talvez sim, antes de me conhecer. Porque depois de cinco segundos de falar comigo, percebem que eu sou muito brincalhona, então todas as restrições acabam.

Que tipo de homens te atrai?
Eu gosto de homens grandes e altos, com olhos grandes, lábios expressivos, sorriso largo... Meu tipo é um cavalheiro alto, bonito, com um ar um pouco de vilão, com um coração grande e que seja propenso a elegância clássica. Algo entre Gregory Peck e George Clooney.

Como você se sente quando se encontra em listas das atrizes mais atraentes em Hollywood?
Envergonhada e orgulhosa ao mesmo tempo. Estou contente porque as pessoas gostam do que eu faço e da minha aparência. É muito legal e eu sou grata por todos os elogios, mas não penso muito sobre essas listas.

Quanto tempo e esforço você põe em sua beleza?

Quando não estou filmando, não uso maquiagem. O mesmo acontece quando estou com parentes na Croácia. Eu posso ser Stana comum com eles, sem qualquer maquiagem. Por que eu iria colocar batom quando estou ajudando a minha tia no jardim!

Quando estou trabalhando, tenho que me preocupar com o que como, o quanto eu durmo e como está minha aparência. Quando você passa nove meses por ano, 14 horas por dia de filmagem, não há tempo para brincadeira.

Como você mantém o ritmo?
Compararia com os preparativos do esporte. Nenhum atleta no campo pode dar o seu melhor sem preparação, então, como atriz, tenho que me preparar para fazer o meu trabalho bem na frente das câmeras. Não só para interpretar bem, mas para me manter saudável. Se eu ficar doente, a filmagem é adiada e isso não é barato ou justo com os meus colegas. Então, todas as manhãs eu começo o dia com um café da manhã saudável, ando de bicicleta regularmente, corro e faço yoga.

Ajudar no jardim é um desses "treinamentos de atuação"?
Claro. Esse trabalho me cansa, então eu não tenho tempo para pensar sobre sono de beleza e  estou no ar fresco o tempo todo, o que é ótimo para uma boa aparência.

STANA KATIĆ EM VRLIKA

Durante a sua estadia na Croácia, Stana Katić não perdeu a oportunidade de visitar a casa de seu avô, na aldeia de Koljani, perto de Vrlika. A antiga casa de pedra, às margens do lago Peručko, onde seu pai Petar e seu avô Marko cresceram, está abandonada há anos, ela trouxe-lhe lembranças de momentos idílicos de sua infância e a fez plantar uma árvore rosa mosqueta.

"Ela veio com um amigo e ela ficou encantada. Disse que adoraria reformar a casa velha, e que não seria um erro se o fizesse, porque este é um lugar muito bonito",  diz o carteiro aposentado Božo Garić, cuja casa fica a cem metros de distância. Ele conhecia bem o avô da Stana.

A atriz conversou com ele em croata, e seu amigo a ajudou quando ela não conseguia se lembrar de algumas palavras.

A propriedade da família Katić está escondida em uma floresta a cerca de um quilômetro de distância de Vrlika. Quando a área foi inundada para a construção de uma bacia para a hidroelétrica de Peruca, sua casa encontrava-se à beira da água.

A casa de pedra abandonada a emocionou e brotou nela um grande desejo de renová-la algum dia.

Stana impressionou Nikola Uzor com sua simplicidade. Ele a reconheceu enquanto ela estava andando por Vrlika e pediu para tirar uma foto com ela em frente à Prefeitura.

"Ela ficou surpresa quando eu a reconheci, mas ficou contente porque sua série é conhecida aqui também. Ela não teve problemas em posar para a foto. O único pedido que ela fez foi posar com óculos de sol, porque estava maquiagem, então eu a emprestei o meu", disse Nikola.




Um comentário:

  1. Gosto disso nela, que não esquece suas raízes, não esquece seu povo. Linda!

    ResponderExcluir

Sobre Castle & Beckett Brasil

Somos uma fonte de notícias sobre a série Castle no Brasil. Nos assumimos shippers acima de tudo, apoiamos e nos alegramos com o relacionamento entre Castle e Beckett. Aqui você vai encontrar não somente notícias, fotos e vídeos sobre a série, mas sobre os atores, seus projetos paralelos, suas vidas pessoais e sobre tudo que seja ligado, de qualquer forma, à série de TV Castle. Sinta-se a vontade para comentar e participar conosco. Castle Brasil. Castle Brazil. Castle ABC. Série Castle Brasil. Seriado Castle. Série Castle. Nathan Fillion. Stana Katic. Seamus Dever. John Huertas. Andrew Marlowe. Tamala Jones. Molly Quinn. Susan Sullivan. Nathan Fillion Brasil. Stana Katic Brasil.