quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Audiência 07x12 - Private Eye Caramba!

Atualização] Ajustes finais

7.60 milhões de telespectadores.
Demo: 1.5


7 comentários:

  1. Cara Amanda e demais responsáveis pelo CASTLE & BECKETT BRASIL,

    Li recentemente que a audiência, de todos os seriados, nos meses de janeiro e fevereiro, sempre foi, historicamente, mais baixa do que em qualquer outro mês do ano.

    Li, também, que os jogos de futebol americano ou basquete(ou ambos) realizados nas noites de segunda-feira, também tiram bastante audiência.

    Teria, ainda, atualmente, um sistema (que não me recordo o nome) que permite ao fã da série, assistir o episódio dias depois de sua exibição.

    Isso posto e sabendo que a audiência regular de CASTLE vinha girando na faixa dos 11 milhões(com Demo de 2,3), pergunto:

    A audiência de CASTLE dos episódios 7x11 e 7x12 na faixa de sofríveis 7 milhões é reflexo do que acima descrevi?

    Ou haveria algum outro fator influenciando nesta queda como, por exemplo, o fato de Becks & Rick terem se tornado um casal de fato e de direito?
    Ou ainda o fato do sumiço de Rick no final da 6ª temporada estar sendo ignorado pela produção da série desde o episódio 7x02?

    Ficaria muito triste se CASTLE foi encerrada/cancelada por baixa audiência.

    Gostaria de ver CASTLE ser finalizada(para mim diferente de cancelada), simplesmente por ter cumprido seu papel, esclarecendo todos os mistérios e todos os seus 'arcos' criados desde sua estréia(como foi o caso do assassinato de Johanna Beckett).

    Abração e ST!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, vou te dar a minha opinião pessoal, com base em observações durante esses anos que vejo séries e acompanho audiência e tal, mas estou longe de ser uma expert em audiência. Então lá vai:

      Castle nunca vai acabar por causa de audiência. Não mais. Isso era um fator que preocupava no início da série, até, sei lá, sua quarta temporada digamos assim... Hoje em dia muitos outros fatores são levados em conta, até porque Castle não ganha dinheiro somente com a audiência/anunciantes, mas também com a venda dos direitos da séries para outros países (que são muitos e têm uma audiência muito grande com a série), venda de livros e DVDs e outras coisas.

      Além disso, sem levar em conta a audiência, mas pensando nos patrocinadores/anunciantes, Castle tem um público fiel e consistente, com enorme vocalização nas redes sociais (que hoje em dia tem tanta força quanto a TV) e um DVR enorme (que era o sistema que você estava se referindo, onde o público pode assistir a série dias depois). Então a série não vai perder anunciante e não será encerrada por causa disso, a meu ver.

      Como você disse, a audiência costuma ser mais baixa nessa época do ano mesmo, é normal, sempre foi assim. Só que os números só descem. Castle tinha picos de 13 milhões de telespectadores e, em seus períodos de baixa, atingia 8 milhões. Hoje, 8/9 milhões costuma ser uma de suas melhores audiências. Mas isso é só uma constatação de números e acho que a gente não precisa mais se preocupar tanto com eles. Como já disse aqui no blog em outra oportunidade, todas as séries têm decaído bastante em número de audiência. The Mentalist, apenas um exemplo, costumava ter audiências de 17 milhões e hoje vêm se mantendo por volta de 8/9. (Perceba que eu não estou analisando a série, seu conteúdo, os motivos pela baixa, nem nada, apenas os números em si.)

      Eu acho que muitos fatores implicam na baixa de audiência em Castle, muitos que eu até desconheço. Mas para citar alguns motivos: a possibilidade de assistir a série em outros horários, usando o DVR ou Hulu; a opção de download antes do episódio, já que a série passa algumas horas antes no Canadá; a pouca publicidade que ABC faz de Castle em seu próprio canal; a história da Johanna Beckett tendo terminado, deixando apenas histórias "mais fracas" de conteúdo na série; mais opções de boas séries passando no mesmo horário em canais diferentes; o programa que atualmente passa antes de Castle, The Bachelor, não está terminando com uma audiência tão alta, entregando, assim, uma audiência fraca para o começo de Castle... E sim, muitas pessoas podem também simplesmente ter enjoado da série e parado de assistir....

      Mas mais uma vez eu repito: isso são só números e eu não acho que nesta 7ª temporada eles sejam mais tão importantes mais, porque a série já se fortaleceu em outros aspectos e não depende mais exclusivamente de anunciantes para se manter. Então não acho que a gente deva se preocupar mais com números. Eu pelo menos não me preocupo. Claro que eu gostaria de ver Castle retomando seus 13 milhões de telespectadores, porque eu acho que é merecedora. Até porque, na minha opinião, a sétima temporada está bem melhor do que a 5ª e a 6ª, que, para mim, foram muito fracas.

      Hoje em dia eu acho que a única coisa que pode afetar a renovação ou não de Castle são as próprias pessoas que a fazem. Se Nathan e Stana quiserem seguir outros desafios; se o criador de Castle achar que sua obra já está completa; ou se o canal optar por novos caminhos. Fora isso, Castle continua.

      Espero que tenha me expressado com clareza, mas, novamente, não sou profissional para falar sobre audiência e renovação com plena certeza.

      E só a modo de informação, não temos uma equipe não, ou só eu mesmo. Rs.

      Att, Amanda.

      Excluir
  2. Surpreso em saber que toda essa agilidade em nos oferecer esse fabuloso conteúdo sobre CASTLE, parte de uma única pessoa, você.

    Parabéns e muito obrigado por nos brindar com todas as informações, atualizadíssimas, desta série!!!

    Obrigado, inclusive, por suas observações a esta minha indagação. E nesse sentido, pensamos igual no que diz respeito a como CASTLE irá 'sair do ar'.

    Somente a 'sensação do dever cumprido' por parte da produção da série ou um dos protagonistas(ou os dois) querer buscar novos rumos, novos desafios, para que a série seja finalizada.

    Não sei se outras séries tem a mesma penetração em outros países como CASTLE tem, para mim é surpreendente ver quantidade de países que exibem Becks, Rick & Cia.

    Uma última curiosidade que não sei se você poderia me informar é sobre a "Audiência DVR/Hulu".

    Essa "Audiência DVR/Hulu" tem como ser apurada? É apurada por alguém, como a audiência regular(total e demo) da tv aberta?

    Obrigado pela atenção e pela paciência...

    ST!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a audiência do DVR é informada sempre, mas a gente não costuma postar aqui e também demora mais pra sair, acabo não ficando por dentro dela, mas aumenta bastante da audiência seca mesmo.

      A audiência do Hulu não é divulga não, o Hulu é tipo um Netflix assim, na verdade é tipo uma locadora pra ver episódios e vc paga pra ver. Só fale de Hulu como exemplo de outro lugar por onde os americanos assinarem a série sem ser na hora da exibição.

      Excluir
    2. Me desculpe insistir nesse tema, mas sua resposta suscitou uma curiosidade que não sei se você saberia me esclarecer.

      A audiência DVR é levada em consideração pelas emissoras de tv?

      Pois se sim, fica ainda mais evidente que CASTLE só acaba por vontade do criador da série ou dos protagonistas Stana e Nathan...

      Obrigado...de novo. (rsrsrs)

      Excluir
    3. Sim!!! É levada sim, não só pela emissora como pelos anunciantes. E há já um tempo, até a audiência nas redes sociais têm sido levada em consideração.

      Excluir
  3. A audiência foi boa.Segundo dois lugares que vi Castle ficou nos primeiros lugares. O que é muito bom!

    ResponderExcluir

Sobre Castle & Beckett Brasil

Somos uma fonte de notícias sobre a série Castle no Brasil. Nos assumimos shippers acima de tudo, apoiamos e nos alegramos com o relacionamento entre Castle e Beckett. Aqui você vai encontrar não somente notícias, fotos e vídeos sobre a série, mas sobre os atores, seus projetos paralelos, suas vidas pessoais e sobre tudo que seja ligado, de qualquer forma, à série de TV Castle. Sinta-se a vontade para comentar e participar conosco. Castle Brasil. Castle Brazil. Castle ABC. Série Castle Brasil. Seriado Castle. Série Castle. Nathan Fillion. Stana Katic. Seamus Dever. John Huertas. Andrew Marlowe. Tamala Jones. Molly Quinn. Susan Sullivan. Nathan Fillion Brasil. Stana Katic Brasil.