terça-feira, 4 de agosto de 2015

[Texto Opinativo] 8ª temporada e a briga pela audiência

Boa noite, galerinha.

Nunca postei um texto desse tipo aqui no blog e nem pretendo fazer disso um hábito, uma coluna fixa, nem nada do tipo. Mas estava matutando sozinha sobre o assunto e achei que deveria compartilhar, pois é de interesse de todos que nos leem.

O texto abaixo é opinativo, logo, completamente pessoal e baseado nas minhas próprias observações e pensamentos. Não o levem tão a sério assim :)

- Amanda.

---------------------------------------------------

8ª temporada e a briga pela audiência

A oitava temporada de Castle ainda nem começou e já terá um grande desafio pela frente: a audiência. Os números da sétima temporada não foram tão ruins assim, mas preocupou muitos fãs, que estavam acostumados a vê-los bem maiores. O 11º episódio da temporada, inclusive, ganhou o posto de menos assistido na história de Castle.

Pois bem, a S7 brigou com os números de audiência mesmo não tendo um concorrente de peso no mesmo horário e é aí que mora o perigo. No mesmo dia que a 8ª temporada de Castle estreia nos EUA, o canal NBC lança, também às 22h, uma série que promete: Blindspot.

Blindspot será uma série de drama envolvendo o FBI, conspirações, mistérios e um enredo bem denso. Sabe o que dramas de conteúdo mais "sérios" significam em números: altas audiências. E o que isso reflete em nós, apoiadores de Castle? Divisão de público, audiência repartida.

Além da nova série, Castle também continua concorrendo no mesmo horário com NCIS: Los Angeles, com quem brigou no último ano, semana após semana, pelo posto de programa mais assistido às segundas-ferias no período das 22h (horário mais nobre da TV).

A questão pra quem é fã, na minha opinião, não é a preocupação, mas a atenção no que vem pela frente. A oitava temporada nem começou, mas o desafio já!

---------------------------------------------------

E aí, o que vocês acham?


6 comentários:

  1. Muito pertinente sua colocação, Amanda!

    Acompanho seriados fortemente há uns 10 anos e tenho percebido que quanto mais temporadas vão ocorrendo, a audiência começa ascendente até (mais ou menos) a 4ª ou 5ª temporada e depois tem uma curva descendente, se estabilizando num número satisfatório para os produtores e anunciantes, motivo pelo qual vão sendo renovadas.

    Em CASTLE, por exemplo, começou com 8/9 milhões, foi subindo até os 11/13 milhões e vem se estabilizando na casa dos 9 milhões de telespectadores, números aparente confortáveis para a ABC e seus anunciantes.

    Penso que o principal, a partir de agora, ainda mais com concorrência pesada, é CASTLE oferecer estórias interessantes, com certo ineditismo e criatividade. Embora não seja fácil avançar em temporadas com média de 22 episódios e temática específica (no caso de CASTLE, investigação criminal & romance).

    Ainda mais sabendo que há vários seriados com a mesma temática de CASTLE, com as mais diversas variações(cyber crimes, crimes graves, vítimas especiais, entre tantos outros), a tarefa é ainda mais árdua a cada nova temporada.

    Há seriados que gostaria que nunca tivessem terminado ou que terminem, como CLOSE TO HOME, COLD CASE, MEDIUM e agora BONES, LAW & ORDER-SVU, UNFORGETTABLE, PERSON OF INTEREST, MOTIVE e...CASTLE.

    Mas até mesmo estes, o 'arsenal de grandes novidades' vai se esgotando aos poucos e naturalmente, sendo a finalização do seriado tornando-se (infelizmente) inevitável.

    Vamos ver se com essa nova 'configuração gerencial' (onde a própria Stana parece ter se tornado, também, co-produtora da série) CASTLE sustenta uma audiência confortável e satisfatória para todas as partes e nos brinda com bons episódios por, pelo menos, mais umas 3 temporadas.

    E vamos ver, também, se Nathan e Stana seguem interessados em Becks & Rick...

    Não estava pronto para ficar 'órfão' de Annabeth Chase, de Allison DuBois, de Lilly Rush e, confesso, ainda não estou pronto para ficar 'órfão' de Brennan & Booth e, menos ainda, de Becks & Rick.

    ST a você, cara Amanda!

    ResponderExcluir
  2. Acho que ainda é muito cedo para termos certeza de alguma coisa, pq não sabemos ao certo que rumo essa nova temporada com essa mudanças atras das cameras. Por via das duvidas, estou me preparando psicologicamente caso essa seja a ultima temporada.
    Nao quero que isso ocorra e espero que essa mudanças signifiquem aumento da audiência. So quero garantir que sobreviverei se o pior vier! haha
    Eles deviam disponibilizar Castle no Netflix, pelo menos aqui nos States. Melhor jeito de aumentar o publico da serie hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião isto já é uma preocupação para a própria ABC.Fica claro pela contratação dos dois novos atores e pelo que se tem falado de quais serão as suas funções na série.Todos que falaram disseram que a série vai dar uma guinada,venhamos e convenhamos a sétima temporada não foi tão boa assim.É lógico que eles sabem que Castle tem um público fiel justamente pela relação de Kate e Rick -que sem puxar o saco-são o casal mais bonito e com a melhor química da atualidade.Então é de se esperar episódios mais criativos e com enredo focado em boas investigações-é só observar o tipo de episódios que já foram produzidos na série por esses dois escritores escolhidos.Se a ABC quer melhorar a audiência vai ter que investir mais dinheiro em divulgação,cenários,atores convidados,etc.Dizem que essa será uma das funções de Stana trabalhar na busca desse dinheiro para a produção.Li que Nathan também foi convidado a co-produzir a série e que pode ser uma novidade para a série.Certeza que se diminuem as cenas dos dois não haverá história boa que nos conquiste,mas estou dando um voto de confiança para esta temporada.Eu faço minha parte divulgo Castle com muitas pessoas e já formei até um grupo que assiste Castle de segunda a noite e gostam muito -um desses inclusive trabalha com propaganda e gostou muito do episódio de segunda e até se surpreendeu "como eu não conhecia a série antes", imaginem se esse povo tivesse assistido desde o começo!Portanto divulgação é uma das chaves (e qualidade também).Há novas séries todos os anos e boas- cada um tem seu público e como disse muito bem Beto B acima- infelizmente-muito infelizmente-nossa amada série terá seu fim um dia e devemos estar preparados para isso.E uma coisa há vários grupos no twitter sobre séries é só entrar lá e ver que eles falam um monte de coisas sobre outras séries e pouquíssimo sobre Castle.Entrem na TVLINE e leiam quantos comentários tem sobre qualquer nova públicação sobre Castle e mesmo assim temos uma boa audiência para uma série tão pouco divulgada.O público se cansou de esperar por algo mais interessante na relação K/C -bebês podem não ser a salvação(não foi em Bonnes)-talvez em Castle até consigam um pouco porque há uma parcela grande que curtia de montão a relação familiar de Castle e seria legal vê-lo cuidando e educando uma criança.Mas isso tudo é uma incógnita-vamos ter que brigar pela audiência sim,mas sem Casket perderemos muito em audiência.Última coisa acho que se Nathan e Stana forem bem profissionais nesse momento e não deixarem os problemas pessoais deles interferirem nas idéias dos escritores tudo irá bem!

    ResponderExcluir
  4. E agora com essa divulgação que a Beckett vai mesmo ser a capitã é que a relação deles vai ter que ser muito bem escrita.Como vão fazer?Isso se não for bem construído pode quebrar o que era tão legal entre eles.Acho que o foco vai ser trabalhar essa hierarquia e se tirarem ele de lá vai baixar a audiência!

    ResponderExcluir
  5. Honestamente, eu não me surpreendi em NADA com a audiência abaixando. Claro, não foi algo tão considerável assim, afinal foi renovada, mas também não foi algo difícil de prever.A sétima temporada não foi boa (NA MINHA OPINIÃO), mas também não foi tão ruim assim, já assisti séries que tem altíssima audiência e estão mil vezes piores que Castle. Algo que erraram muito foi o casamento, deveria ter sido season finale ou fall finale, mas não, jogaram pra gente, deram o episódio seguinte e pronto. Tenho certeza que nem tempo para escrever fics o fandom teve entre o casamento e o episódio seguinte. Erraram feio esse ano vindo com temas impossíveis de acreditar, até para uma série de televisão como o cara invisível e aquele episódio em "marte". Talvez seja só eu que esteja vendo isso, mas essa foi uma das piores temporadas na minha opinião; divertida, sim, afinal é Castle, mas não foi essas coisas toda em entretenimento.

    ResponderExcluir
  6. Para mim o que segura é o casal, é a intimidade. Química, os dois tem mesmo. Tem q ficar juntos, resolver juntos os casos, aquele episodio do Tigre foi muito bom. Se ficar separando o casal, vai dá merda. Tem q ter um vilão, assisti The Mentalist , o pior casal que já vi, eheheheh incrível como eram ruim juntos , mas o vilao, Red Jhohn , esse sim era ruim. Na minha humilde opinião digo: Foco no casal. O que segura é eles, crime tem em todo lugar. Digo a mesma coisa pra produtora de Bones, B&B e B&R tem a melhor química, não podem se separar.

    ResponderExcluir

Sobre Castle & Beckett Brasil

Somos uma fonte de notícias sobre a série Castle no Brasil. Nos assumimos shippers acima de tudo, apoiamos e nos alegramos com o relacionamento entre Castle e Beckett. Aqui você vai encontrar não somente notícias, fotos e vídeos sobre a série, mas sobre os atores, seus projetos paralelos, suas vidas pessoais e sobre tudo que seja ligado, de qualquer forma, à série de TV Castle. Sinta-se a vontade para comentar e participar conosco. Castle Brasil. Castle Brazil. Castle ABC. Série Castle Brasil. Seriado Castle. Série Castle. Nathan Fillion. Stana Katic. Seamus Dever. John Huertas. Andrew Marlowe. Tamala Jones. Molly Quinn. Susan Sullivan. Nathan Fillion Brasil. Stana Katic Brasil.